
Em 23 de novembro de 2024 completamos 150 anos do registro da primeira patente de um dos processo que pode ser considerado o nascimento do Vidro Temperado.
Você sabe quem foi o Pai do nosso tão famoso Vidro Temperado? Muito se fala sobre a descoberta milenar do vidro, mas e o TEMPERADO, surgiu como?
Aliás, saiba que o vidro temperado tem mais de um Pai!
A Brilhante Descoberta de Francois Barthelemy Alfred Royer de la Bastie (1830–1901) – O vidro Bastie
Em 1874, François Barthelemy, um visionário químico e físico francês, fez uma descoberta que mudaria o rumo da indústria do vidro. Ele conseguiu reforçar a “fragilidade” do vidro usando um processo de banho de óleo ou graxa em um vidro quase derretido. O processo ficou tão famoso que os primeiros passos do vidro temperado foram chamados na Europa de “vidro Bastie”!
Porém, mais alguém já estava de olho
Não é novidade essa de um copiando o outro nesse ramo... Logo em 1877 o alemão Friedrich Siemens pensou em um processo diferente, às vezes chamado de “vidro comprimido” ou “vidro Siemens”, produzindo um vidro temperado mais forte que o processo Bastie O método consistia em pressionar o vidro em moldes frios logo após sua fabricação.
A Mente Brilhante de Rudolph A. Seiden
O desenvolvimento do forno de têmpera de vidro foi obra do engenheiro químico e metalúrgico, Rudolph A. Seiden. Com sua patente em 1950, ele deu um passo gigantesco em direção à produção em larga escala do vidro temperado! Isso que o processo não estava nem próximo ao que conhecemos atualmente!
O Parente distante do Vidro Temperado
Embora na época não fosse conhecido dessa forma, os processos de “têmpera” são conhecidos há séculos. Por volta de 1660, o Príncipe Rupert do Reno trouxe a descoberta do que agora é conhecido como “ Gotas do Príncipe Rupert ” Estes são pedaços de vidro em forma de lágrima ou girinos, que são produzidos derretendo o vidro até que ele caia como uma gota em um balde de água. São extremamente fortes, eles podem suportar um golpe de martelo na extremidade bulbosa sem quebrar, mas as gotas se desintegrarão explosivamente se seu rabo fininho for levemente danificado.
Conclusão: O Poder da Curiosidade e da Inovação
A jornada do vidro temperado é uma ode à curiosidade humana e ao poder da inovação. Desde suas origens fascinantes até os avanços tecnológicos contínuos, o vidro temperado continua a encantar o mundo com sua resistência, segurança e versatilidade.
#VidroTemperado #Inovação #Curiosidade #Descobertas #Tecnologia #Ciência #JornadaDoVidroTemperado